Você sabia que..


...

Notícias Voltar


Depress√£o √© tema de campanha da OMS para o Dia Mundial da Sa√ļde de 2017

28 de dezembro de 2016

28122016_depressao_EBCNo marco do Dia Mundial da Sa√ļde de 2017, comemorado no dia 7 de abril, a Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS) deu in√≠cio a uma campanha sobre depress√£o, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida. Com o lema ‚ÄúLet‚Äôs talk‚ÄĚ (‚ÄúVamos conversar‚ÄĚ, em portugu√™s), a iniciativa refor√ßa que existem formas de prevenir a depress√£o e tamb√©m de trat√°-la, considerando que ela pode levar a graves consequ√™ncias.

Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda. A depressão é um transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade e em qualquer etapa da vida. Nesse sentido, a promoção do cuidado e tratamento psicoterapêutico devem ser discutidos também na Atenção Básica.

A√ß√Ķes da CNM
A Confedera√ß√£o Nacional de Munic√≠pios (CNM) disponibiliza aos gestores publica√ß√Ķes para ajudar os Munic√≠pios em a√ß√Ķes para qualificar a Sa√ļde Mental nas cidades. A entidade elaborou o material em 2016, que tem o objetivo de qualificar a gest√£o da Sa√ļde Mental na Aten√ß√£o B√°sica.

Diante disso, disponibilizou para os Munic√≠pios contribuintes uma cartilha com o levantamento dos tipos de servi√ßos, formas de organizar e promover o cuidado com a Sa√ļde Mental.


Orienta√ß√Ķes da OMS
A campanha da OMS alerta que a depressão pode levar a graves consequências. Por isso, aconselha que conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Dessa forma, o entendimento é no sentido de que é por meio do diálogo que cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda.


Clique aqui para acessar a cartilha elaborada da CNM.