Você sabia que..


...

Notícias Voltar


Roda de Conhecimento: 30 anos do SUS no municipalismo

18 de outubro de 2018

18102018 Roda DenilsonEm 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) comemora 30 anos. Para celebrar a data, a Confederação Nacional de Município (CNM) colocou em pauta o assunto durante a transmissão da Roda de Conhecimento desta quinta-feira, 18 de outubro.

O Supervisor do Núcleo de Desenvolvimento Social da CNM, Denilson Magalhães, reforça que a Constituição Federal, no artigo 196, define a saúde pública como direito de todos e dever do Estado, sendo ofertado mediante políticas públicas sociais e econômicas. Com base nisso, o supervisor ressaltou a participação da CNM na busca da melhoria do sistema público de saúde.

“A saúde pública é um direito de todos os cidadãos e ela tem sido uma das bandeiras do movimento municipalista, de lutas e de conquistas. Há 21 anos, o movimento vem lutando por melhorias no sistema público de saúde brasileiro, junto com prefeitos e secretários municipais, buscando organizar e estruturar as ações e serviços públicos de saúde”, disse.

Entre as ações promovidas pela CNM está a de buscar reuniões e debates com o Governo Federal para melhorar a forma de financiamento do sistema público de saúde para que a população tenha o atendimento necessário e merecido.

Roda de Conhecimento

A Roda de Conhecimento é transmitida toda quinta-feira, às 10 horas, pelo Facebook e pelo Youtube da Confederação. O tema da próxima transmissão, que será no dia 25 de outubro, tem como pauta a Cooperação Internacional entre Cidades.

Confira como foi a Roda de Conhecimento:

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=jOm_YRRLaLA{/youtube}

Por: Lívia Villela

Transmissão: Edney Torres

Da Agência CNM de Notícias