Você sabia que..


...

Notícias Voltar


Juiz de Fora (MG) recebe Conex√Ķes Municipalistas nesta ter√ßa-feira, 23 de outubro

22 de outubro de 2018

TV CNMSerá nesta terça-feira, 23 de outubro, o primeiro encontro do Conexões Municipalistas da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em parceria com as entidades microrregionais. A prefeitura de Juiz de Fora (MG) sediará o evento, que propõe reunir gestores locais da zona da mata mineira. “Estaremos discutindo a nossa pauta no Congresso Nacional, e também faremos uma troca de informações para conhecer a realidade das regiões brasileiras”, destaca o presidente da Confederação, Glademir Aroldi. 

O objetivo da iniciativa é oportunizar o diálogo acerca dos desafios da gestão pública e da atuação do movimento municipalista na garantia de conquistas e alternativas para uma gestão de qualidade. Para esse primeiro encontro, Aroldi convida todos os municipalistas do interior de Minas Gerais, integrantes do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Paraíbuna (Cispar) e/ou próximos à Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paraíbuna (Ampar) para participarem das atividades.

O encontro começará às 8h30, com um breve resumo das últimas conquistas e dos avanços da carta Compromissos com o Brasil, lançada durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, em maio deste ano. Também terá um espaço para debater o novo modelo de organização e transferência de recursos federais para o financiamento da saúde. Desde a Portaria 3.992/2017, a divisão dos recursos passou de seis para dois blocos, o que tem causado dificuldade na identificação dos valores repassados para cada estratégia executada pelo Município.

Arte CNMRecomendação
O Conexões também prevê orientações de como utilizar o saldo em conta e o que mudou na nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). A recomendação do presidente da CNM aos gestores municipais é: “não percam essa oportunidade ímpar de obter conhecimento, de apresentar seus principais desafios e de contribuir com as ações municipalistas e com a pauta do próximo ano”. Àqueles que desejam participar do evento ainda podem promover inscrição on-line no hotsite do projeto vinculado ao portal CNM.

Depois de Juiz de Fora, a equipe da Confederação promoverá o evento em Rio Branco (AC), dia 5 de novembro; em Fortaleza (CE), dia 6; em Quixeramobim (CE), dia 7; em Porto Velho (RO), dia 8; em Juazeiro do Norte (CE), dia 9; em Santarém (PA), dia 13; e em Surubim (PE), dia 27. Simultaneamente, Juripiranga (PB) e Alegrete (RS) receberão o Conexões, no dia 28; e São Sepé (RS) e Cajazeiras (PB) sediarão a agenda no dia 29. Novembro fechará com o encontro de Santa Cruz do Sul (RS), no dia 30.

Leia também: Conexões Municipalistas: inscrições para o evento em Juiz de Fora já estão abertas


Por: Raquel Montalvão
Foto: Arte CNM
Da Agência CNM de Notícias