Você sabia que..


...

Notícias Voltar


Bate-papo com a CNM debate plano municipal de comunicação multidisciplinar para vacinação contra Covid-19

05 de fevereiro de 2021

05022021 batepapoO Bate-Papo com a CNM desta sexta-feira, 5 de fevereiro, teve o tema Covid-19: plano de comunicação multidisciplinar para vacinação no seu Município. O debate ao vivo contou com a participação do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi. Ele aproveitou o espaço para divulgar a Nota Técnica 4/2021, que apresenta orientações para elaboração do plano integrado e multidisciplinar envolvendo Assistência Social, Educação e Saúde.

Para falar sobre o material, três especialistas da equipe técnica da entidade mostraram como o trabalho pode ser desenvolvido com o apoio dos servidores municipais. “Nós temos conversado muito com o governo e com o Congresso, buscando soluções para enfrentarmos esta situação [vacinação contra Covid-19] da melhor maneira possível. E a melhor maneira passa pelo atendimento às pessoas”, disse o presidente Aroldi.

Ele também falou de sua preocupação com as famílias vulneráveis; mencionou a reivindicação municipalista de aquisição imediata de todas as vacinas disponíveis pelo governo federal; e falou sobre a importância de os gestores locais criarem um plano de vacinação. "Precisamos planejar e organizar a estrutura física, técnica e o plano de comunicação - aquilo que vai ser falado com a população”, destacou.

Volta às aulas
Segundo Aroldi, a comunicação com a comunidade é fundamental para informar quais são os grupos prioritários, quantas doses foram recebidas pelo Município e como será a aplicação das primeira e da segunda dose do imunizante. “Uma comunicação extremamente importante também é com a comunidade escolar. Cada Município, cada Estado está discutindo a volta às aulas presenciais, e este plano precisa estabelecer esta situação em relação à educação”, alertou.

Aroldi chama atenção ainda para um ponto crucial, talvez o mais necessário, convencer a população de que a vacina é segura e eficaz. “A vacina é a única ferramenta para amenizar ou resolver essa situação de calamidade pública que estamos vivendo. Só através da vacinação em massa que as atividades econômicas e sociais serão retomadas”, alertou.

Agilidade
As analistas técnicas de Saúde e de Educação da Confederação, Bruna Costa e Natália Cordeiro, também participaram do Bate-papo com a CNM desta sexta. Bruna sugeriu o conceito de comunicação de risco apresentado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a vacina. “Em tempo recorde se conseguiu produzir uma vacina eficaz e segura, e isso gerou muitas dúvidas entre a população”, disse ao indicar maior agilidade na disseminação de informações oficiais.

Já a técnica de Educação reforçou a evidência das ações integradas dos departamentos técnicos municipais, inclusive em relação à retomada das aulas presenciais. “São diversos os campos de atuação da Educação no plano de comunicação. É primordial que a secretaria de educação envolva os conselhos escolares e as instâncias colegiadas”, afirmou Natália ao mencionar como exemplo a divulgação de como será a retomada das atividades nos ambientes escolares.

Canais
A jornalista da CNM Amanda Martimon, que mediou o debate, alertou para algumas estratégias de canais, com a utilização do site da prefeitura e outros instrumentos de acordo com a realidade local. Transparência é a dica principal da Comunicação da entidade aos gestores locais, inclusive sobre a quantidade de doses, os locais de vacinação e o público prioritário. “Tenha a imprensa local como aliada na campanha de informação”, aconselhou.

Por fim, a consultora Rosângela Ribeiro apontou algumas dicas para trabalhar o plano de comunicação junto com os profissionais da assistência social. A especialista indicou que o tema campanha de vacinação deve ser incluído nos serviços socioassistenciais do Município. “Nós estamos falando aqui, amplamente, que vacinar-se é um ato de consciência social, de coletividade”, disse.

Por Raquel Montalvão
Da Agência CNM de Notícias

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=OYtyzEJ2yWE{/youtube}