Você sabia que..


...

Notícias Voltar


Webinário sobre o uso racional de medicamentos aborda pandemia e telecuidado

21 de julho de 2021

21072021 telemedicina EBCNovo webinário – parte de uma série de encontros virtuais promovidos pelo Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) – será no próximo dia 27 de julho, às 19 horas. Com o tema Pandemia e Telecuidado no Brasil: janela de oportunidades para a promoção do Uso Racional de Medicamentos, o evento tem caráter consultivo e propositivo.

Está previsto debate de experiências de telessaúde desenvolvidas durante a pandemia da Covid-19 no Brasil, seus percursos, potencialidades e desafios para a promoção do URM. A estratégia inclui a oferta de medicamentos apropriados para o tratamento das condições clínicas, a dose e o tempo adequado às necessidades individuais de saúde e o menor custo para o indivíduo e a sociedade.

Telecuidado é a prestação de serviços clínicos por meio da utilização de tecnologias de comunicação. A estratégia possibilita o acompanhamento de um número maior de pacientes, contribui para a otimização dos tratamentos farmacológico e não-farmacológico e diminui taxas de re-hospitalização e mortalidade. A tecnologia foi usada para reduzir o fluxo de pacientes nas unidades de saúde durante a pandemia.

O primeiro webinário pautou a Dependência Tecnológica, Escassez e seu Impacto no Uso Racional de Medicamentos e o segundo teve por tema a Resistência Antimicrobiana em tempos de Pandemia. Os seminários virtuais são atividades preparatórias para o VIII Congresso Brasileiro sobre o Uso Racional de Medicamentos, previsto para outubro. Na ocasião os temas debatidos serão aprofundados.

Da Agência CNM de Notícias, com informações do MS