Você sabia que..


...

Notícias Voltar


Bate-papo da CNM destaca campanha Novembro Azul e ações de conscientização sobre o câncer de próstata

12 de novembro de 2021

batepapo novembro azul 1O Bate-papo desta sexta-feira, 12 de novembro, teve uma edição especial para orientar os Municípios sobre as ações do Novembro Azul. O consultor em saúde da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Denilson Magalhães, o ex-prefeito de Cedro (CE) e consultor da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Francisco Nilson Diniz, e o vice-prefeito de Jacuí (MG), Veber Oliveira, abordaram o tema A saúde do homem e a prevenção de câncer de próstata.

Os municipalistas, que também são profissionais de saúde, apontaram suas experiências na realização de ações e serviços de saúde do homem e na prevenção do câncer de próstata e o consultor da CNM trouxe informações e números nacionais atualizados sobre o câncer de próstata. As abordagens dos participantes reforçaram a preocupação com os casos e a importância de motivar os Municípios brasileiros a se envolverem na Campanha Novembro Azul com iniciativas de saúde do homem e preventivas.

O câncer de próstata é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas e tem em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos à distância. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos para 2021, porém muitos podem nem ter sido diagnosticados.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), obtidos pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mostram que a mortalidade por câncer de próstata aumentou cerca de 10% em cinco anos, subindo de 14.542 (2015) para 16.033 (2019). Confira a íntegra de todas as orientações dos participantes no Bate-papo: 

 

{youtube}https://www.youtube.com/watch?v=SIPyVZqf6tQ{/youtube}

 


Da Agência CNM de Notícias