Você sabia que..


...

Notícias Voltar


Ministério da Saúde publica Portaria que institui programa de redução de filas no SUS

08 de fevereiro de 2023

atendimento medicoO Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira, 6 de fevereiro, a Portaria GM/MS 90, de 3 fevereiro de 2023, que institui o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS) programa tem prazo de vigência de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

O programa vai ofertar inicialmente R$ 200 milhões, a partir de fevereiro, para incentivar a organização de mutirões em todo o país para desafogar a demanda represada. Outros R$ 400 milhões serão repassados de acordo com a produção apresentada de cirurgias realizadas, principalmente abdominais, ortopédicas e oftalmológicas. Segundo a Portaria, os recursos serão proporcionais à população, com base na população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o Tribunal de Contas da União em 2021 (IBGE/TCU/ 2021).

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que o recurso financeiro irá ajudar na redução do tempo de espera dos pacientes, mas não resolve o problema, visto que a demanda de cirurgias nos Estados é muito alta.

Adesão
Para aderir, os gestores devem enviar o Plano Estadual de Redução de Filas, via formulário eletrônico, disponível no Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde (Saips), a ser elaborado em conjunto com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, e pactuado em Comissão Intergestores Bipartite e Colegiado de Gestão do Distrito Federal.

Cabe alertar que o prazo para o envio do referido Plano será, preferencialmente, em até 30 dias a contar da publicação da Portaria. A Secretaria de Atenção Especializada (SAES/MS) disponibilizará Roteiro para Elaboração do Plano Estadual de Redução de Filas em seu portal.

 

Foto: EBC

Da Agência CNM de Notícias