Você sabia que..


...

Notícias Voltar


Movimento Nacional pela Vacinação é lançado; confira as orientações

28 de fevereiro de 2023

0d2cd5c5 ba1d 44a4 9bc7 0a215b2f701cCom o tema “Vacina é vida. Vacina é para todos”, o Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, o Movimento Nacional pela Vacinação. Com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais do Brasil, além dos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, a campanha inclui a mobilização da vacinação contra a Covid-19, e a introdução da nova vacina bivalente contra Covid-19.

A campanha da vacinação contra Covid-19 com a vacina bivalente será dividida em 4 fases, e é somente para quem já tomou as duas doses de vacina monovalente contra a doença . No primeiro momento, a vacinação será com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. Estão incluídos nesta primeira etapa: idosos acima de 70 anos, pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longas permanentes a partir de 12 anos de idade e seus trabalhadores, indígenas, ribeirinhos e quilombolas todos estes 3 últimos com idade a partir de 12 anos. Para cobrir este público, o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 19 milhões de doses de vacinas para todos os Estados e o Distrito Federal.

Para quem faz parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal para receber a dose de reforço bivalente, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida. Caso esteja com alguma dose em atraso, mesmo que não faça parte do grupo prioritário, o interessado pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que é importante a continuação da vacinação com a dose monovalente para o restante da população maior de 6 meses de idade, e ressalta que o processo de vacinação é fundamental para evitar o surgimento de novas variantes de Covid-19, e estimula os Municípios a intensificarem a imunização antes da chegada do inverno.

Da Agência CNM de Notícias