Você sabia que..


...

PERGUNTAS FREQUENTES Voltar

O candidato à doação deverá ser atendido por um profissional do Serviço de Hemoterapia, que realiza um teste rápido para verificar se o doador está ou não anêmico.
O uso de medicamento deve ser analisado caso a caso. Portanto, antes de doar consulte o profissional do Serviço de Hemoterapia.
O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, testes, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos a 1 hora.
O organismo rep√Ķe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas ap√≥s a doa√ß√£o.
Sim. Dietas para emagrecimento n√£o impedem a doa√ß√£o de sangue, desde que a perda n√£o tenha comprometido a sa√ļde.
Depende do porqu√™ a pessoa est√° tomando antibi√≥ticos. Em linhas gerais, para infec√ß√Ķes simples e sem complica√ß√Ķes, o doador deve aguardar 15 dias ap√≥s a √ļltima dose do antibi√≥tico para doar sangue. Infec√ß√Ķes mais graves como pneumonia, meningite, entre outras, podem necessitar de um tempo maior para libera√ß√£o do candidato √† doa√ß√£o.
Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Não se esqueça de informar o nome do antiinflamatório que você está tomando.
Depende do tipo de tratamento. Caso o tratamento inclua o uso de antibióticos ou outros remédios de uso oral, não será possível doar.
Pode, mas é importante que no dia da doação o doador esteja sem dores.
Não. Mas se o parto for normal, a mulher pode doar depois de três meses. Em caso de cesariana, após seis meses. Se estiver amamentando, aguardar 12 meses após o parto.
O doador não deve estar em jejum. Tem que estar alimentado e descansado, evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.
Recomenda-se aguardar sete dias após a cura para poder doar.
Se a pessoa que tenha diabetes estiver controlando apenas com alimenta√ß√£o ou hipoglicemiantes orais e n√£o apresente altera√ß√Ķes vasculares, poder√° doar. Caso ela tenha utilizado insulina uma √ļnica vez, n√£o poder√° doar.
Ao doar sangue você não engorda nem emagrece.
Não engrossa nem afina o sangue, é apenas um mito.
Não. A doação de sangue não está relacionada a nenhuma dependência.
Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.
Sim. Quem fez tatuagem h√° mais de um ano pode doar sangue.
N√£o. Ainda n√£o h√° nenhum substituto do sangue.
Hoje sabemos que não existe sangue universal. Todas as pessoas têm características diferentes e por isso, quando necessitam de transfusão de sangue, precisamos fazer exames pré-transfusionais independente do grupo sanguíneo do doador e do receptor.
Ap√≥s a coleta, a bolsa coletada √© fracionada em componentes sang√ľ√≠neos (concentrado de hem√°cias, de plaquetas e plasma). Esses componentes s√£o liberados para uso somente ap√≥s o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorol√≥gica s√£o descartadas. Uma √ļnica unidade doada pode beneficiar tr√™s pacientes.
√Č um sangue com caracter√≠stica especifica de baixa frequ√™ncia na popula√ß√£o e algumas vezes, pode ser uma caracter√≠stica familiar.
A satisfação de beneficiar pessoas que não têm outra opção e dependem do gesto de pessoas como você para se sentir melhor.
A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas.